Tutorial Google Forms

Para fazer um questionário no Google Forms, siga estes passos:

1. Aceda à sua conta de correio GMail (pode fazê-lo diretamente no Google Classroom)

2. No canto superior direito, clique nos “nove pontinhos” e seleccione Drive.

3. No canto superior esquerdo, clique em “Novo” e seleccione “Formulários do Google”

4. Uma nova aba / um novo separador foi aberto no seu browser. Abra esse separador / essa aba e note que queremos fazer um questionário, não um formulário. Portanto, ao centro, seleccione “Definições” e ative a opção “Tornar este documento um questionário”

5. Surgem várias opções: lançamento de classificações, gestão de respostas, apresentação do formula´rio / questionário, etc. Seleccione as opções pretendidas.

6. Volte ao menu central e clique em “Perguntas”. Atribua um título ao seu questionário / formulário e escreva uma breve descrição. Para turmas, é conveniente que o questionário permita uma identificação rápida: Ano, Turma, Disciplina,  Capítulo, número do questionário são opções importantes.

7. Clique em Pergunta e seleccione na barra lateral qual o tipo de pergunta que quer criar: Escolha Múltipla, Caixas de Verificação, Menu Pendente, Resposta Curta, etc.

8. Redija a pergunta e, se for o caso, coloque as várias opções de resposta.

9. Clique em “Chave de respostas” para adicionar os pontos atribuídos à questão. Seleccione a resposta correta. Introduza o feedback a fornecer às respostas certas e erradas clicando em “Adicionar comentários de resposta”

10. Clique em Concluído.

11. De volta às questões, determine se pretende que a pergunta seja ou não obrigatória. Note que se a pergunta e tem pontuação, será conveniente que seja obrigatória.

12. No menu flutuante à direita, adicione mais questões.

13. Para enviar aos alunos, clique em Enviar no canto superior direito e seleccione as opções de envio.

14. Note que naqueles “três pontinhos” que se encontram em diversos pontos da página pode seleccionar múltiplas outras opções.

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.