1. Aceda à sua conta de correio Outlook.
2. No canto superior esquerdo, clique nos 9 pontos e selecione a opção Forms
3. Seleccione a opção “novo questionário”
4. Insira o título do questionário; se necessário, acrescente uma descrição
5. Clique em “Adicionar uma pergunta”. Escolha o tipo de questão que vai colocar. Comece com uma questão de “escolha”. Escreva a questão, as hipóteses de resposta e selecione a resposta correta; em baixo, determine se vai permitir várias respostas corretas e se a questão é ou não de resposta obrigatória; nos “três pontinhos” selecione outras opções disponíveis. Se desejar apagar uma das opções, clique no ícone “lixo”; se desejar atribuir um feedback / comentário a cada uma das respostas possíveis, clique no ícone “balão”. Determine a pontuação da questão.
6. Adicione uma nova questão. Desta vez, selecione a opção “Adicionar nova” > Texto. Em baixo, determine as caraterísticas da resposta: se for uma resposta de desenvolvimento, não existem “respostas certas” para o sistema avaliar; mas se for uma resposta curta, com apenas uma palavra ou expressão exata, pode determinar a resposta ou respostas certas.
7. Adicione novas perguntas. Experimente vários tipos de questões.
8. Em cima, pode pré-visualizar o questionário; escolher um tema (aspeto gráfico); e se clicar em “Enviar”, pode gerar um link para enviar a todos os seus alunos, obter um QRCode, obter um código html para incorporar, por exemplo, num blogue, enviar diretamente por email (por exemplo, para o email da turma), partilhar no Facebook ou no Twitter, etc.
Note um aspecto muito importante: se usar a sua conta Outlook pessoal para elaborar os questionários, pode utilizar a opção “Partilhar como modelo” / “obter uma ligação para duplicar”, que lhe permite enviar esse link para a conta profissional e utilizar o mesmo questionário nessa conta. Isto pode ser muito vantajoso para aqueles professores que mudam de escola, evitando a perda do trabalho realizado nas contas institucionais.