O Outlook é um serviço gratuito de email da Microsoft e faz parte do pacote Microsoft Office. Na verdade, é muito mais que um serviço de email, pois permite gerir Contactos, disponibiliza uma Agenda e uma lista de Tarefas. Além disso, o Outlook é a “porta de entrada” nas várias aplicações do Office: Word, Powerpoint, Excel, Sway, Sharepoint, OneDrive, Teams, OneNote, etc. Para quem utiliza contas institucionais (por exemplo, associadas a uma Escola), o email institucional Outlook permite o acesso a todas essas funcionalidades online, constituindo uma alternativa à utilização das mesmas aplicações instaladas no computador.
O Outlook pode ser consultado online, instalado no computador ou em dispositivos Android ou Apple.
Neste tutorial vamos ver como criar mensagens e responder a mensagens.
- Aceda à sua conta Outlook através da sua conta pessoal (em www.oulook.pt ou www.outlook.com ) ou institucional (através do site da sua escola).
Note que à esquerda encontra diversas funções: um friso lateral permite aceder a aplicações Office Online; se clicar nas três linhas horizontais, surge / oculta-se um painel lateral esquerdo que permite visualizar as várias pastas onde se encontram os emails que recebeu (Caixa de Entrada), os emails enviados, os rascunhos, os emails arquivados, etc. Este painel lateral esquerdo encontra-se organizado em Favoritos, Pastas e Grupos, sendo possível adicionar novos. Na Caixa de Entrada existem dois separadores: Destaques e Outros, sendo este separador destinado a mensagens que presumivelmente são enviadas em massa para muitos destinatários, como as promoções e o spam.
Note ainda que em cima, do lado esquerdo, existem “nove pontinhos” que é um Iniciador de Aplicações, que dá acesso a todas as aplicações Office online.
2. Clique no botão Nova Mensagem. Existem três elementos fundamentais numa nova mensagem de email:
2.1. o campo “Para”, onde se digita o endereço eletrónico do email que queremos enviar; ao fundo, à direita, temos a opção de enviar o email em Cc (Com Conhecimento) ou em Bcc (cópia cega, ou seja, uma cópia do email para destinatários que, contudo, não vão ver o email dos outros destinatários a quem ao email foi enviado. Caso os destinatários estejam todos no campo “Para”, todos poderão visualizar a quem o email foi enviado, o que se torna problemático perante a necessidade legal de respeitar a privacidade dos emails.
2.2 O campo “Assunto”, onde deve colocar de forma muito abreviada, mas informativa, o conteúdo do email (por exemplo, “Conselho de Turma do 9.ºH” ou “Registo de faltas do Aluno n.º7. José”.
2.3 campo reservado à mensagem propriamente dita. Noutro tutorial veremos como poderá assinar automaticamente os seus emails.
3. Para enviar a mensagem, basta clicar no botão “Enviar”. Note que ao lado desse botão se encontra uma seta, que lhe permite abrir um pequeno menu de opções. Uma das opções consiste em “enviar mais tarde”, ou seja, agendar o envio da mensagem de email para uma data à sua escolha.
Note também que existem vários comandos que permitem anexar ficheiros, formatar o texto, inserir imagens e tabelas, etc.
Quando recebe uma nova mensagem, tenha em atenção que existem várias opções: Responder / Responder a Todos, sinalizar mensagem, reencaminhar para outro destinatário, enviar para o OneNote, etc.