O que são os CET?
Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores que visam o aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos numa determinada área de formação, bem como o desenvolvimento ou reforço de competências para o exercício profissional.
Destinam-se a quem:
- Tenha concluído o ensino secundário ou que, não o tendo concluído, tenha obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tenha estado inscrito no 12.º ano;
- Seja detentor do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações ou de um diploma de especialização tecnológica;
- Possua um grau ou diploma do ensino superior e pretenda uma requalificação profissional.
Os CET têm a duração aproximada de um ano (entre as 1200 horas e as 1560 horas) e incluem uma formação em contexto de trabalho com uma carga horária entre 360 e 720 horas.
A aprovação num CET confere o nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e um diploma de especialização tecnológica (DET). Este diploma é conferido após o cumprimento de um plano de formação com um número de créditos ECTS (Créditos segundo o European credit transfer and accumulation system) compreendido entre 60 e 90. O número de créditos ECTS exigido é acrescido de 15 a 30 para quem ingressar no CET sem o 12.º ano. As cargas horárias das diferentes componentes são acrescidas do número de horas necessário à obtenção dos referidos créditos.
Nestes casos, a conclusão do CET confere o reconhecimento do nível secundário de educação.
O Plano de formação dos CET integra:
- Uma componente de formação geral e científica;
- Uma componente de formação tecnológica;
- Uma formação em contexto de trabalho.
Avaliação
O sistema de avaliação dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) compreende uma modalidade formativa e outra sumativa.
Avaliação formativa
A avaliação formativa incide em todas as unidades de formação, possui um carácter sistemático e contínuo e é objecto de notação descritiva e qualitativa;
Avaliação sumativa
A avaliação sumativa adopta, predominantemente, provas de natureza prática, e expressa-se na escala de 0 a 20 valores.
Aprovação
A aprovação numa unidade de formação depende da obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Considera-se aprovado numa componente de formação o formando que tenha obtido aprovação em todas as unidades de formação que a integram.
Conclusão
A conclusão com aproveitamento de um CET obtém-se pela aprovação em todas as suas componentes de formação.
Classificações
A classificação das componentes de formação expressa-se na escala de 0 a 20 valores.
A classificação de uma componente de formação é a média aritmética simples, calculada até às décimas, do resultado da avaliação sumativa de todas as unidades de formação que integram cada uma delas.
Classificação Final
A classificação final do diploma de especialização tecnológica é a média aritmética que integra as componentes de formação geral e científica, de formação tecnológica e de formação em contexto de trabalho.
Fonte: www.min-edu.pt
Blog em http://blogmilfolhas.blogspot.com