O que é uma comunidade?
Uma “Comunidade” pode ser entendida como um conjunto de seres vivos inter-relacionados que habita um mesmo lugar.
Do ponto de vista da ecologia, comunidade – também chamada biocenose – é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si
Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro dum conjunto de normas. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia, cidade ou no mesmo bairro.
Existem também as comunidades virtuais, constituídas por pessoas com interesses e objectivos semelhantes e ligações em comum. Uma comunidade virtual é entendida como um conjunto de pessoas que se relacionam virtualmente (através de sites de relacionamento).
Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingirem determinados objectivos comuns. A União Europeia (EU) começou por chamar-se Comunidade Económica Europeia. Os países da África austral organizaram-se numa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou SADC do seu nome inglês Southern Africa Development Community.
Em Sociologia, a “comunidade” é hoje encarada como um conjunto de relações sociais complexas cuja natureza e orientações são examinadas em enquadramentos específicos: religioso, económico, científico, etc.
Blog em http://blogmilfolhas.blogspot.com
Share

Leave a reply

required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.